quarta-feira, 10 de abril de 2013

HONRA-Onde Começar

HONRA-Sentimento de dever ou de dignidade própria.

Entre muitos outros significados, este, me deu subsídios para gerar esta matéria a respeito de tão sublime assunto: HONRA.
Este termo é excepcional na Bíblia Sagrada por se tratar entre muitas outras coisas importantes, de um atributo de Deus, referindo-se à Sua Excelencia e Suprema autoridade. Mas, hoje quero me reportar a outro nível que, para mim é de extrema relevancia; a honra dos filhos naturais para com os pais, responsáveis, aos mais velhos e a tudo que requer esse substantivo.
Em tempos muito remotos, a honra nos lares estava constantemente presente. O que aconteceu que isso hoje não mais existe, não mais se vê?! Porque as crianças não respeitam ou obedecem mais os pais, os mais velhos e autoridades constituídas? Onde estará a falha? De quem é a culpa? Sempre se quer encontrar algum culpado para responsabilizá-lo de algo que não deu ou não estar dando certo.
Assumir responsabilidades na educação e formação do caráter da criança hoje, estar mais difícil e distante do seio da família padrão(com princípios Bíblicos). Os pais, com a necessidade de suprir a carencia das "coisas" necessárias em casa, mergulham de cabeça no trabalho, passando todo seu tempo fora de casa, deixando seus filhos sob cuidado de pessoas que, raramente se sabe se quer, qual princípio moral dessas pessoas, permitindo assim a exposição da fragilidade e incapacidade de defesa dessa criança.Quando consegue perceber, normalmente muita coisa muito ruim já aconteceu, causando sérias consequencias na alma dessa criança, distorcendo a verdadeira conduta.Lógico que existem muitos casos contrários à essa realidade mas, devo afirmar que estar se tornando cada vez mais raro, a prova disso, são as instituições que se abarrotam de crianças, adolescentes e jovens que foram vítimas, cometeram delitos ou se envolvem com drogas e tráficos de toda espécie. Onde estar a falha?
Quando normalmente, uma criança é educada e instruída de forma original, essa criança tem a oportunidade de refletir e distinguir o que lhe convém; de aceitar ou rejeitar propostas indecentes que lhes são apresentadas.Outro modo é: Os pais alternarem turnos de trabalho, proporcionando assim, a oportunidade de a criança estar sempre assistida por alguem que realmente se importa com ela,  recebendo cobertura de quem realmente se interessa por ela,  que deseja vê-la crescer saudável, espiritual e emocionalmente.(Ensina a criança no caminho em que deve andar,e, ainda quando for velho, não se desviará dele-Pv.22:6).
Precisamos refletir enquanto pais a que nível de conduta estamos introduzindo na construção da sociedade presente e vindoura.
É responsabilidade dos pais, responsáveis, educadores e orientadores formar caráter digno,  mas não devemos esquecer que o sentimento de dever ou dignidade própria começa no ventre e se desenvolve no berço da família, não importa o tamanho ou o nível sócio econômico, se a familia se propõe, ela consegue.
Boa reflexão.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário