domingo, 21 de abril de 2013

AGENDA

.....Marta agitava-se de um lado para o outro, ocupada em muitos serviços......Lc 10:40a

- AGENDA de modo natural é um livrinho de apontamento e lembretes de compromissos.
O que realmente de importante estamos agendando para realização no dia-a-dia? O que consideramos de real valor a ser deverasmente lembrado em nossa vida diária? Estaremos selecionando assuntos e coisas com a excelência exata para nosso bem estar no preseente e futuro? Estaremos  cumprindo à risca o elenco de coisas selecionadas "nesse caderninho" que se propõe a cooperar com a nossa qualidade de vida.
Sem dúvida, é algo aparente sem muita importancia mas, algo que se mau elaborado, capaz de causar grandes transtornos e desequilibrios.
Agenda de forma organizacional pode ser bem mais que isso se partirmos do pressuposto de que é extremamente necessário viver ordenadamente, colocando as prioridades de nossas vidas sem substituir os valores. Ex: No reino secular temos que seguir ritmos frenéticos, tentando alcançar objetivos e cumprir o que agendamos para o dia, semana, mes e até ano, mas, comumente nos esquecemos que o dia só tem 24 horas e que o tempo não nos cabe controlar. Precisamos aprender a nos adequar ao percurso do tempo que nos é proposto e, com a falta d isso, não conseguimos aproveitá-lo com a qualidade devida a esse tempo,  com isso, os objetivos que tentamos alcançar, impulsionam-nos a "esses" rítmos frenéticos, acelerados e descontrolados. Queremos muita coisa ao mesmo tempo sem fazer uma escala de prioridades ou valores, agindo desordenadamente crendo que estamos fazendo de forma correta; engano. Atrapalhamos tudo; sempre querendo ao mesmo tempo dar atenção à familia, dar o melhor de nós ao trabalho, na igreja, estamos sempre querendo alcançar um posto mais auto no trabalho e ainda, fazer cursos e mais cursos. Assim o ser humano tem assumido cada vez mais responsabilidades e tarefas mesmo sem ter tempo em sua agenda diária para executá-las com qualidade.Esse ritmo tem levado as pessoas a um nível de estresse, desgaste e ansiedade cada vez maior e, pior, tem levado muitos para longe da presença de Deus.
Como nós vemos no texto acima; Marta, com a agenda cheia. Com a agenda tão apertada, não raro reservamos a Deus apenas os ultimos momentos, minutos do nsso dia, quando já estamos cansados e fadigados. Só lembramos de orar quando já estamos deitados e o corpo se recusa a ficar de pé, quando às vezes nem conseguimos terminar a oração vencidos pelo sono.
A Bíblia nos orienta a não andar-mos anciosos. Precisamos viver uma coisa de cada vez , um dia de cada vez, desfrutanto das bênçãos diárias que Deus tem para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário