quinta-feira, 20 de junho de 2013

Assertividade=franqueza e compreensão. Bom é praticar.

Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo. Pv.16:24

Muitos de nós, quando desejamos manifestar nossa opinião a respeito de algo ou alguém, nos revestimos de uma certa" razão" para expressar com convicção o que acreditamos, e, com isso, a sensibilidade  e a humildade desaparecem dando lugar a essa postura de "autoridade", com agressividade,e ignorância esquecendo-nos que, autoridade se conquista e não se impõe.
A palavra de Deus nos adverte, mais especificamente Jesus;"...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará...-(JO.8:32).Nos libertará de tudo que promove o mal, inclusive o engano.Quando estamos atentos, vigilantes, sempre iremos receber a porção na medida, liberada do céu para nosso avivamento.
A nossa nação, o Brasil, estar passando por um momento de transição, momento muito especial na história de sua bandeira(lembro-me de que, quando estive em Israel em maio de 2011, carreguei a bandeira nacional sob meu lombo durante todo o periodo de peregrinação e, cada ato profético ministrado, a minha bandeira recebia. Foram dias de muita emoção e peso mas, não podia deixar de carregar toda essa nação sob uma ordem do Espírito). O Brasil está passando por momentos de grandes mudanças em toda sua estrutura e, nesse momento é preciso muita calma, sabedoria e humildade para que essa situação não atinja um nível de total descontrole, desalinhando tudo o que Deus tem preparado para este tempo.
Em razão disso, é preciso que cada um de nós, neste tão delicado momento, busquemos forças, capacidade e estratégias para agir de forma inteligente.
Neste momento, chamo à tenção para os menores detalhes: ASSERTIVIDADE; palavra pequena que seu significado pode mudar o universo se for praticada na íntegra; que nos dá um rumo bastante pacifico em nossas atitudes e falas.
A  assertividade é uma qualidade que nos ajuda a evitar ou resolver situações embaraçosas e conflituosas.
Ser assertivo é falar com franqueza, porém em tom amigável e sem ofensa; é ser educado e polido sem deixar de falar aquilo que precisa ser dito. É saber repreender sem criticar, dar ordens sem impor, dizer "não" sem ser grosseiro, expor sua opinião sem desrespeitar a do próximo.
Quem desenvolve esta qualidade, possui a arte de combinar franqueza e compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário